Curte a vida
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Aproveita ao máximo o teu tempo livre, não fiques em casa a engordar curte a vida
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 canon S90 - primeiras impressões

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
-PF-
Moderador
Moderador



Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/11/2009

canon S90 - primeiras impressões Empty
MensagemAssunto: canon S90 - primeiras impressões   canon S90 - primeiras impressões EmptyQui 10 Dez - 15:39

Caro amigo(a), segostas de fotografia mas para as conseguires não queres usar mais do que 2 botões então é melhor passar para outro tópico.

Ainda neste tópico?

És persistente!

Então aqui fica a minha opinião.
Por 400€ é capaz de ser a mais completa câmara de bolso (de camisa e não de casaco da serra...) do mercado

Pontos positivos
Tira fotos em formato RAW (ficando em aberto trabalhos elaborados de photoshop com a posterior selecção do balanço de brancos por exemplo)
zoom versátil 28-105 equivalente a 35 mm
Lente muito luminosa a 28 mm - f/2.0
Anel que rodeia a lente permite comandar o zoom, ou o iso, ou a abertura do diafragma, etc
Até 400 iso a qualidae é boa, a 800 iso é utilizável para pequenas ampliações. Permite seleccionar em intervalos de 1/3 os diversas sensibilidades iso
Tamanho e peso muito comedidos
Permite trabalhar com prioridade à velocidade ou à abertura
Se nos aproximarmos na medida certa do motivo consegue-se desfocar o fundo. Exemplo: a 60mm equiv. e com f3.5 retrata-se um rosto separando-o do fundo e sem o desfigurar (a 35 mm ficaria um rosto menos menos harmonioso).

Pontos menos positivos
Comando do zoom muito pequeno e aparentemente frágil
Preço acima de outras compactas
Só possui uma argola de fixação (não permite colocá-la em descanço ao pescoço como se tivesse um argola de cada lado)
Apesar do sensor ser maior do que outras compactas, ainda assim é muito mais pequeno que o de uma reflex do mesmo preço o que limita o aspecto criativo do efeito profundidade de campo


Cumprimentos

-PF-
Ir para o topo Ir para baixo
Marco
Admin
Admin
Marco


Mensagens : 2265
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar

canon S90 - primeiras impressões Empty
MensagemAssunto: Re: canon S90 - primeiras impressões   canon S90 - primeiras impressões EmptyQui 10 Dez - 22:57

Não há dúvida que és mesmo "canonista". Vou ter de a testar para confirmar essa tua nova "paixão", por esse preço penso que compraria melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
-PF-
Moderador
Moderador



Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/11/2009

canon S90 - primeiras impressões Empty
MensagemAssunto: Re: canon S90 - primeiras impressões   canon S90 - primeiras impressões EmptySex 11 Dez - 9:19

Caro Gadelhas,

Não sou canonista e penso que essa ideia não transparece do meu post.

Ainda assim, aqui ficam alternativas à S90 para que não se diga que eu sou tendencioso.

LUMIX LX3 (preço equivalente à S90)

Já tive oportunidade de experimentar esta câmara e em comparação com a S90 fica aqui um breve resumo.
A LX3 é superior, para mim, nos seguintes pontos:
Lente a 60mm consegue abertura de f/2.8 (a S90 só consegue f/3.5 nesta gama focal)
Zoom 24-60mm (equiv) - note-se que a perspectiva a 24 mm é bastante diferente dos 28mm (28-105) da S90 conseguindo-se um efeito já de algum dramatismo em paisagens, por exemplo
Argolas de fixação da câmara à fita de transporte - duas, uma de cada lado permitindo o tyransporte da máquina ao pescoço (e não pendurado no pulso) mais à estilo "Cartier Bresson"
Comandos mais intuitivos e de rápido acesso às principais funções (o anel que rodeia a lente é inédito e o comando rotativo tipo Canon 5D na parte de trás fazem toda a diferença)
Em sensibilidades altas (800 iso por exemplo) aparenta conservar mais detalhe

A LX3 é inferior à S90, quanto a mim evidentemente, nos seguintes aspectos:
É um pouco maior e volumosa
Zoom menos versátil
Complicado e moroso acesso aos menus
Ruído mais evidente (800 iso)
Balanço de brancos em automático parece não funcionar tão bem (para o meu gosto é claro)


Leica X1 (1500€)

Nunca experimentei esta máquina mas pelas especificações anunciadas parece-me revolucionária nestes aspectos:

Sensor APS-C
Pequena e relativamente leve para um sensor grande (formato APS-C, ou seja com a mesma dimensão do sensor da excelente NIKON D300)
Potencial para suportar elevadas sensibilidades iso sem ruído excessivo
Sensor APS-C permite explorar criativamente a interessante lente 36mm (equival) f2.8 ao nível de profundidade de campo (coisa muito mais difícil na S90 ou na LX3)

Pontos menos positivos
Ausência de estabilizador de imagem
Cara, caríssima...
Lente fixa (sem zoom), para alguns isto é um óbice (para mim é um falso problema pois se a imagem tiver qualidade, posteriormente faz-se o recorte e novo enquadramento em photoshop e ainda fica melhor do que me muitas compactas com zoom de 200 000 vezes Laughing )



Olympus EP-1

Nunca experimentei mas o que já li sobre ela permite-me dizer a seguinte opinião:
lentes intermutáveis
sensibilidades de 800 iso ainda garantem qualidade de imagem
Sensor 4/3 é maior que o das compactas (menor que o da Leica X1) o que permite controlo sobre a profundidade de campo

Negativo
Não tem flash incorporado
Grande (portátil, mas se for naquelas misteriosas carteiras de senhora, porque não cabe nos bolsos da minha roupa...)
É cara (+/- 900€ com a interessante lente 17 mm (34 equiv) f/2.8, porque a lente zoom torna o conjuntoa ianda maior)


LUMIX GF1

Nunca experimentei mas a é opinião idêntica à anterior (mesmo sensor) no entanto
Tem flash incorporado (parece que é fraquinho mas é melhor que nada...)
A lente fornecida com o kit 20mm (40 equiv) f/1.7 é muito interessante (grande domínio do controlo da profundidade de campo)
Contra
Tal como a Leica X1 não possui qualquer sistema de estabilizador de imagem
Cara (+/- 900 € com a lente 20mm)



Outras alternativas interessantes são a s câmaras "waterproof" pela versatilidade delas, mas pela minha experiência (Gadelhas Machine Smile ) a qualidade de imagem é aceitável mas muito mais limitativa que as alternativas anteriormente abordadas

Mais barato do que tudo isto?
Usem o tele móvel....

Gadelhas, posto isto ainda achas que sou canonista?...


Cmps

-PF-
Ir para o topo Ir para baixo
Marco
Admin
Admin
Marco


Mensagens : 2265
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar

canon S90 - primeiras impressões Empty
MensagemAssunto: Re: canon S90 - primeiras impressões   canon S90 - primeiras impressões EmptySex 11 Dez - 13:14

-PF- escreveu:


Gadelhas, posto isto ainda achas que sou canonista?...


Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

Passaste no teste Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





canon S90 - primeiras impressões Empty
MensagemAssunto: Re: canon S90 - primeiras impressões   canon S90 - primeiras impressões Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
canon S90 - primeiras impressões
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Curte a vida :: Outras cenas :: Fotografia-
Ir para: