Curte a vida
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Aproveita ao máximo o teu tempo livre, não fiques em casa a engordar curte a vida
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira

Ir para baixo 
+2
Marco
Dragon99
6 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptyDom 6 Abr - 0:20

Este é o meu “quintal” foi neste negligenciado rio que dei as primeiras pagaiadas daí que vou voltar ao Rio Ave para o (re)descobrir nos troços que desconheço ou que já conheço.

É um rio relativamente pequeno e em cujo vale a presença humana fez-se notar pelos inúmeros açudes com vista ao aproveitamento para a moagem de cereais ou rega. Alguns desses açudes estão destruidos sendo transponiveis de kayak, outros estão em bom estado sendo geralmente “porteáveis”. Não convém mesmo de todo desprezar um açude pelo perigo que pode representar.

Deixo aqui umas imagens de um pequeno percurso feito entre a “Ponte d`Ave” (41°21'5.06"N 8°40'51.08"W) e um açude (41°20'56.32"N 8°39'35.68"W) “intacto” a cerca de 2Km a montante.

https://plus.google.com/u/0/photos/117374542932837168505/albums/5998951903490832977

PS: Este tópico é para continuar, quem tenha a oportunidade de descrever troços do rio, passagens, pontos de entrada ou saida, bons spots,  etc é bem vindo a contribuir!!!  Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
Marco
Admin
Admin
Marco


Mensagens : 2265
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptyDom 6 Abr - 14:48

Aqui vai a minha contribuição, Barragem do Ermal:

https://plus.google.com/u/0/photos/113811244147058025459/albums/5508244289593025425

https://plus.google.com/u/0/photos/113811244147058025459/albums/5383320193527045489
Ir para o topo Ir para baixo
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptySáb 9 Ago - 21:26

11 de Agosto Trofa » Vila do Conde 23 Km em K de Mar ou outro (que flutue)  Very Happy 

Quem quer contar os açudes ao longo deste percurso?

Eu vou  tongue

[img]Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira T5iu6q[/img]
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
hastati
Explorador
Explorador



Mensagens : 185
Data de inscrição : 08/12/2009
Idade : 37
Localização : Vila Das Aves

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptySeg 11 Ago - 18:50

devias ter começado em santo tirso, assim sempre te pagava o pequeno almoço...
Ir para o topo Ir para baixo
Marco
Admin
Admin
Marco


Mensagens : 2265
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptyTer 12 Ago - 22:13

uma que tive pena em faltar  Sad Sad Sad 
Ir para o topo Ir para baixo
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptyQua 13 Ago - 12:46

Bom percurso feito e bem!  Very Happy  Ficam as fotos  flower 


https://plus.google.com/u/0/photos/117374542932837168505/albums/6047008532045896017


PS: "Apenas" contei dezoito açudes neste percurso... (ainda bem que alguns por estarem destruidos já permitem a navegaçao  Wink .
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptyQua 13 Ago - 13:00

hastati escreveu:
devias ter começado em santo tirso, assim sempre te pagava o pequeno almoço...

Era muito Km  Exclamation 

Mas não está fora de questão fazer aí na zona um percurso. Dá para andar nessa zona  Question Question 
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
hastati
Explorador
Explorador



Mensagens : 185
Data de inscrição : 08/12/2009
Idade : 37
Localização : Vila Das Aves

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptyQua 13 Ago - 18:36

a cor da água não é das melhores... açudes também devem existir alguns, mas de santo tirso À trofa devem ser poucos kms e pcos açudes mas não conheço muito bem a zona...

já agora, grandes fotos  Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
Soulwater
Praticante BTT
Praticante BTT
Soulwater


Mensagens : 20
Data de inscrição : 04/12/2009
Localização : Porto

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptyQui 21 Ago - 10:24

Belas paisagens e muito boas fotos, abriste-me o apetite para ir conhecer mais esse recanto. Uma dúvida, existem grandes distâncias para carregar o kayak ao ombro ou são sempre distâncias curtas?
Ir para o topo Ir para baixo
Carvalho
Moderador
Moderador
Carvalho


Mensagens : 867
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 54
Localização : Régua

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptyQui 21 Ago - 17:25

Já podias ter mostrado este rio antes Victor!!!!!
Tenho de mostrar este rio à Cuca...  Laughing 
Ir para o topo Ir para baixo
ssbrandao
Explorador
Explorador
ssbrandao


Mensagens : 229
Data de inscrição : 11/10/2013
Idade : 44
Localização : Aveiro

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptyQui 21 Ago - 18:04

Também sou virgem nesse Rio! What a Face What a Face What a Face What a Face 
Gostava de o conhecer! clown  clown  clown 

Sérgio
Ir para o topo Ir para baixo
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptyQui 21 Ago - 18:30

É combinar uma data e terei gosto em "mostrar" o rio.

Quanto a essa questão do carregar o barco o que o rio tem é açudes que têm de porteados idealmente por um mínimo de dois kayakers experientes, de resto o acesso ao rio é fácil!
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
ssbrandao
Explorador
Explorador
ssbrandao


Mensagens : 229
Data de inscrição : 11/10/2013
Idade : 44
Localização : Aveiro

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptyQui 21 Ago - 22:33

Victor estás encarregue de organizar este passeio.
Agora esquece-te de ir ao dentista na véspera! :-D

Sérgio
Ir para o topo Ir para baixo
Soulwater
Praticante BTT
Praticante BTT
Soulwater


Mensagens : 20
Data de inscrição : 04/12/2009
Localização : Porto

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptySeg 25 maio - 12:02

Dragon99 escreveu:
11 de Agosto Trofa » Vila do Conde 23 Km em K de Mar ou outro (que flutue)  Very Happy 

Quem quer contar os açudes ao longo deste percurso?

Eu vou  tongue

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira  border=" />

Necessito da vossa ajuda, a que horas entraram na água e a que horas terminaram? No fundo queria saber quanto tempo demoraram no total deste percurso, pois penso fazê-lo no próximo sábado dia 30 de Maio e cada vez é pior para entrar cedo na água. Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptySeg 25 maio - 13:50

Boas Soulwater, para este percurso conta com cerca de 4 horas +/- não pela distância mas sim devido aos vários açudes e uma zona (intermédia) em que se encontram pedras e pouca água (kayak plástico aconselhado).

Este é um percurso para ser feito nas calmas apreciando a envolvente ao rio e até alguma fauna que por lá anda, compensa portanto alguma falta de qualidade da água.

Este próximo fds devo ir ao Tua... senão acompanhava com gosto!
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
Soulwater
Praticante BTT
Praticante BTT
Soulwater


Mensagens : 20
Data de inscrição : 04/12/2009
Localização : Porto

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptySeg 25 maio - 14:33

Grato pela informação Dragon99. Terá mesmo que ser com os botes de fibra pois agora não tenho nenhum plasticom, mas como já estão habituados a roçar em calhaus não vão estranhar muito. Sei que o Rio Ave tinha a fama de ser um rio muito poluído mas nos últimos anos fui lendo que estava já sem grande poluição, quando falas na falta de qualidade da água queres dizer que a mesma não é sequer aconselhada nem para um mergulhito? Caso mudes os teus planos e desejes acompanhar-nos, teremos o maior prazer de usufruir da tua companhia, abraço companheiro Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptySeg 25 maio - 15:12

Eu fiz este percurso com o meu Murano (fibra) portanto faz-se apenas não é o ideal.
Quanto à água é má. No entanto foi neste mesmo Rio Ave que aprendi a remar, há uns anitos atrás, a água era francamente pior, hoje continua má mas ao chegares a Vila do Conde vais provavelmente cruzar-te com várias dezenas de canoístas da velocidade (existem 3 clubes em actividade), portanto é má mas não é horrível!

Pena ser já este fds senão provavelmente alinhava convosco!

A propósito pude observar o caudal do rio este fds e está bom apenas convém cuidado na abordagem a 2/3 açudes!

E claro que recomendo esse percurso!
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
Soulwater
Praticante BTT
Praticante BTT
Soulwater


Mensagens : 20
Data de inscrição : 04/12/2009
Localização : Porto

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptyTer 26 maio - 14:29

Agradeço novamente toda a disponibilidade e as informações preciosas, já fiz também o meu estudo no gluglu para saber como portear melhor cada açude. Não vou criar nenhum post desta descida pois não teria a mesma informação tão útil como a que aqui já está colocada, mas se mais alguém desejar acompanhar-nos poderemos combinar por aqui, isto se o companheiro Dragon99 não achar que lhe estou a desvirtuar o tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptyTer 26 maio - 23:01

[quote="Soulwater] ... isto se o companheiro Dragon99 não achar que lhe estou a desvirtuar o tópico.[/quote]

Não estás de todo, pessoalmente até agradeço o contributo e ficamos todos a aguardar o relato do passeio, aliás tal como disse antes este fds já tenho planos senão alinhava com gosto de novo nesse percurso! Isso não se adia um fds?? Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
ssbrandao
Explorador
Explorador
ssbrandao


Mensagens : 229
Data de inscrição : 11/10/2013
Idade : 44
Localização : Aveiro

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptyQua 27 maio - 11:52

Vais ao Tua... então já não vou ao Tua... Suspect Suspect Suspect

Sérgio
Ir para o topo Ir para baixo
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptyQua 27 maio - 13:41

Uhhmmm, ainda arriscas ser moderado... Twisted Evil

A tua sorte é que tens no Abreiro uma cerveja capaz de me fazer esquecer este incidente Exclamation Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
Soulwater
Praticante BTT
Praticante BTT
Soulwater


Mensagens : 20
Data de inscrição : 04/12/2009
Localização : Porto

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptyQua 27 maio - 14:39

Dragon99 escreveu:

...este fds já tenho planos senão alinhava com gosto de novo nesse percurso! Isso não se adia um fds?? Wink

é complicado porque a minha companheira de águas nem sempre tem os fds livres, daí termos que aproveitar no próximo fds, mas como acho que vou gostar deste trajecto (só se a qualidade da água for horrível e mal cheirosa é que não voltarei) poderemos agendar outra data que seja possível para ti e para mim. No meu caso é mais fácil organizar-me porque tenho os fds sempre livres e nestes 3 meses que estou no Porto ainda não falhei um fds em diversas águas nortenhas (e que belas águas tenho conhecido).
Ir para o topo Ir para baixo
Soulwater
Praticante BTT
Praticante BTT
Soulwater


Mensagens : 20
Data de inscrição : 04/12/2009
Localização : Porto

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptySeg 1 Jun - 15:10

https://picasaweb.google.com/109095811174868636687/RioAveMaio2015

Mais um belo pedaço de rio navegado, 23 km de belas paisagens feitos em 8 horas de um agradável passeio (entramos um açude acima do percurso mencionado pelo Dragon99 até ao pontão de Vila do Conde). Muitos açudes porteados (alguns mais difíceis que outros para portear kayaks de fibra de 5mt, mas todos permitem a portagem) onde a vontade era saltá-los mas para manter inteiros os botes preferimos ganhar apenas mais uns bons riscos. A qualidade da água ainda é realmente má, bem como o cheiro em determinadas zonas, mas a beleza da paisagem faz esquecer um pouco estes dois grandes inconvenientes. Deixo algumas fotos das dezenas de clikes dados. Ficou o desejo de fazer o resto do rio a montante, mas com botes de plástico. Já a pensar quais as águas para o próximo fds Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptyTer 2 Jun - 15:42

Excelentes fotos, revi com gosto a beleza praticamente escondida deste troço do Ave, pude até verificar uma "alteração" no percurso (açude destruído).
Fico pessoalmente contente que tenham gostado, de facto o rio pode e tem de melhorar ainda muito no grau de poluição, o esquecimento a quem tem sido sujeito pelas comunidades não favorece em nada a respectiva recuperação pelo que é muito positivo que se dê a conhecer o rio... pessoalmente agradeço o contributo para a divulgação do rio e terei muito gosto em acompanhar em futuras incursões!! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
ssbrandao
Explorador
Explorador
ssbrandao


Mensagens : 229
Data de inscrição : 11/10/2013
Idade : 44
Localização : Aveiro

Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira EmptyTer 2 Jun - 19:23

Porreiro pá.
Excelentes fotos. Wink
A percurso a montante deve ser nice também...

Sérgio
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty
MensagemAssunto: Re: Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira   Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Rio Ave – do Mar à Serra da Cabreira
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» O que a serra tem de melhor
» Travessia do Maciço Central da Serra da Estrela

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Curte a vida :: Kayak :: Canoagem de Turismo-
Ir para: