Curte a vida
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Aproveita ao máximo o teu tempo livre, não fiques em casa a engordar curte a vida
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Descida Douro Miranda do Douro até porto

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Alf
caminheiro
caminheiro



Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 52

Descida Douro Miranda do Douro  até porto Empty
MensagemAssunto: Descida Douro Miranda do Douro até porto   Descida Douro Miranda do Douro  até porto EmptyQui 26 Mar - 14:08

Boa tarde, alguém neste forum já efectuou a descida, desde Miranda do Douro até ao Porto, gostaria de ouvir opiniões, pois este é o meu projecto para Agosto deste ano. Question
Ir para o topo Ir para baixo
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

Descida Douro Miranda do Douro  até porto Empty
MensagemAssunto: Re: Descida Douro Miranda do Douro até porto   Descida Douro Miranda do Douro  até porto EmptyQui 26 Mar - 14:29

Olá, julgo que ninguém aqui tenha feito o Douro desde Miranda do Douro até ao Porto "de uma assentada", no entanto existem vários membros que já fizeram o percurso desde Barca d`Alva até ao Porto, isto porque a partir daí é possível a eclusagem das várias represas até ao Porto em coordenação com o IPTM.

A jusante de Miranda começa por se encontrar a albufeira da barragem de Picote que está interdita a qualquer navegação (kayak inclusive), e mesmo após Picote, as barragens de Bemposta, Aldea d`Ávilla e Saucelle implicam a transposição do paredão "by foot" e pode mesmo ser difícil/impossível...

No entanto estou convencido de que mais info surgirá Exclamation

Boa sorte com o projecto Exclamation Exclamation
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
Marco
Admin
Admin
Marco


Mensagens : 2265
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar

Descida Douro Miranda do Douro  até porto Empty
MensagemAssunto: Re: Descida Douro Miranda do Douro até porto   Descida Douro Miranda do Douro  até porto EmptyQui 26 Mar - 17:30

Boas,

Essa é uma grande aventura 

Eu já tive o prazer de navegar na companhia de vários users deste fórum em quase todo esse percurso. Por motivos logísticos e pelo tempo necessário optamos por fazer o percurso em duas etapas.

Douro Navegável.

A parte do douro navegável vai desde Barca de Alva até ao Porto e, em termos logísticos é fazer de fazer.

Nós optamos por fazer em 4 dias, mas já te digo que não volto a fazer em tão puco tempo vale bem a pena despender mais uns dias para fazer descontraidamente este percurso.

Pontos a ter em consideração:

- Eclusagens: Deverão ser previamente programadas com o IPTM;
- Vento de fim de tarde;
- As marés que se fazem sentir a jusante da barragem de Crestuma;
- Dificuldade de em alguns sítios encontrar boas zonas de acampamento;

Douro Internacional

Sem dúvida a mais bonita e difícil zona do Douro, nós fizemos em 4 dias sempre com apoio por terra para nos ajudar a transpor as barragens.

Pontos a ter em consideração:
- Dificuldade de transpor as barragens (Miranda do Douro, Picote, Bemposta, Aldeia de Avila e Soucele) devido aos acessos à água serem muito difíceis;
- A navegação em algumas albufeiras está interdita em algumas épocas. A albufeira do picote está interdita todo o ano;
- Dificuldade de em alguns sítios encontrar boas zonas de acampamento;



Ir para o topo Ir para baixo
Alf
caminheiro
caminheiro



Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 52

Descida Douro Miranda do Douro  até porto Empty
MensagemAssunto: Re: Descida Douro Miranda do Douro até porto   Descida Douro Miranda do Douro  até porto EmptySex 27 Mar - 0:05

Bom, a minha ideia é fazer seguido, no entanto tenho que ver essa situação da Barragem Picote, enviei um mail ao ICNF, a fim de ter o máximo de informação possível sobre a navegação no Douro internacional.
Eu sei que o projecto é ambicioso, mas já é antigo.
Ir para o topo Ir para baixo
Soulwater
Praticante BTT
Praticante BTT
Soulwater


Mensagens : 20
Data de inscrição : 04/12/2009
Localização : Porto

Descida Douro Miranda do Douro  até porto Empty
MensagemAssunto: Re: Descida Douro Miranda do Douro até porto   Descida Douro Miranda do Douro  até porto EmptySex 27 Mar - 15:03

Boas companheiros. Aqui está um projecto que me seduz, infelizmente no mês de Agosto não disponho de férias para o fazer, terei que o fazer noutro período, daí ir acompanhar toda esta organização e pedir ao Alf que vá partilhando a evolução do seu projecto. Depois de ter descido o Tejo em Portugal, também fiquei com a ideia de descer o Douro, mas como morava no Alentejo era-me difícil€ fazer o reconhecimento inloco para depois fazer a descida, agora que estou bem mais perto penso reactivar esta velha ideia para um dia a concretizar. Força neste projecto que sem dúvida será uma bela aventura.
Ir para o topo Ir para baixo
Carvalho
Moderador
Moderador
Carvalho


Mensagens : 867
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 54
Localização : Régua

Descida Douro Miranda do Douro  até porto Empty
MensagemAssunto: Re: Descida Douro Miranda do Douro até porto   Descida Douro Miranda do Douro  até porto EmptyDom 29 Mar - 23:31

Amigo Alf sê bem vindo!

Quanto ao teu projecto para Agosto, não vai ser fácil, mas não é impossível se tiveres tempo.
Eu já fiz todo o douro, conheço os seus recantos desde a barragem de Castro, onde o Douro deixa de ser espanhol e passa a ser internacional, até à barra no Porto. Claro que não o fiz de uma assentada, e para o fazer teria de ser em bastantes dias, pois o mais bonito rio português deve ser feito nas calmas, a ser feito de empreitada vais chegar a meio e vais estar mortinho por chegar ao fim.
Em Agosto não vais ter problemas com as restrições do PNDI, pois elas terminam a 30 de Junho, não comuniques ao Parque que queres andar por lá, pois isso quer dizer que estás a pedir um parecer e um parecer custa cento e poucos euros, podes navegar por lá sem autorização do PNDI desde que respeites as normas do Parque e, nessa altura a única restrição é a interdição navegar na albufeira de Miranda a Picote.
Quanto ao tempo que necessitas para fazer todo o Douro, na minha opinião, são no mínimo cerca de 11 dias. Podes fazer em menos, mas vai ter de ser de estirada, tipo devorador de kms, não esquecer que no Douro Internacional tens de remar 120km e vais ter uma trabalheira para fazer os resgates, precisas de 2 carros ou de alguém que não reme para conduzir. Depois do DI tens o Douro navegável com mais 208km, onde será mais fácil os resgates com carro e comboio (em parte do percurso) e tens as eclusas para transpor as barragens desde que tenhas tudo combinado com o IPTM.
Como o Marco já disse, o Douro tem um problema de vento forte de Este ou seja empurra-te para trás e forte ondulação de frente.
Locais de descanso, preparar as refeições e pernoitar há muitos e bons, desde que saibas onde estão e isso é o que te vai programar a viagem.
Para fazeres tudo em 11 dias vai ser sempre a remar bem, com dias seguidos a fazeres 35 e 45km, o que não é para qualquer um. Em 15 dias com 2 dias sem remar para descansar era o ideal.
Na minha opinião, o Douro é um excelente rio para se conhecer mas se for feito em sofrimento mais vale esquecer!
Ir para o topo Ir para baixo
Alf
caminheiro
caminheiro



Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 52

Descida Douro Miranda do Douro  até porto Empty
MensagemAssunto: Não está facil   Descida Douro Miranda do Douro  até porto EmptySáb 18 Abr - 0:25

Boa noite, estive no fim de semana passado em Miranda, a participar num trail, como foram 42 km praticamente nas arribas do douro, deu para ver no local as dificuldades do acesso ao rio. já para não falar que em principio vai ser em solitário e sem apoio, dai que se tiver que ser, tentarei o Douro navegável, e é aqui que surge a minha duvida, ao ler o comentário do Carvalho quando me fala ..." onde será mais fácil os resgates com carro e comboio (em parte do percurso)", não é possível fazer tudo por rio?
Ir para o topo Ir para baixo
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

Descida Douro Miranda do Douro  até porto Empty
MensagemAssunto: Re: Descida Douro Miranda do Douro até porto   Descida Douro Miranda do Douro  até porto EmptySáb 18 Abr - 0:53

Desde Barca d' Alva podes vir em autonomia até ao Porto, apenas tens de coordenar as eclusagens com o IPTM.
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
Alf
caminheiro
caminheiro



Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 52

Descida Douro Miranda do Douro  até porto Empty
MensagemAssunto: Por alguns problemas pessoais o projecto foi adiado mas não esquecido.   Descida Douro Miranda do Douro  até porto EmptyTer 20 Jun - 23:45

Bom como eu tinha dito tinha na ideia, descer de Miranda do Douro ao Porto, tive alguns problemas pessoais, mas este ano o projecto foi parcialmente cumprido.
Juntamente com mais dois amigos e com apenas seis dias, tentamos descer o mais autonomamente possível!
Iniciamos em Miranda do Douro e terminamos na Barragem do Carrapatelo, seis dias depois!
Foi apesar do esforço simplesmente a viagem mais espectacular que fiz!
Como apoio auto necessitamos desse apoio no Picoto e em Aldeia D` Avilla, tudo o resto foi em autonomia, com saídas inclusive à corda!!! loucura completa.
Ir para o topo Ir para baixo
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

Descida Douro Miranda do Douro  até porto Empty
MensagemAssunto: Re: Descida Douro Miranda do Douro até porto   Descida Douro Miranda do Douro  até porto EmptyTer 27 Jun - 18:26

O Douro Internacional não se adequa a autonomias pelo simples facto dos vários paredões das várias barragens não terem eclusas. Claro que com apoio terrestre a coisa fica mais exequivel. Em Picote suponho que seja proibida a navegação mesmo em kayak.

Parabéns pelo passeio. Umas fotos seriam bem vindas!
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
Alf
caminheiro
caminheiro



Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 52

Descida Douro Miranda do Douro  até porto Empty
MensagemAssunto: Re: Descida Douro Miranda do Douro até porto   Descida Douro Miranda do Douro  até porto EmptyQua 28 Jun - 1:45

Bom na realidade tenho uma imensidão de imagens, se alguém tiver interesse em ver eu tenho a quase a viagem toda documentada em fotos, era demasiado brutal para não o ter!!!
https://www.facebook.com/alfredo.almeida.796
No Face tenho a viagem dividida por albuns.
Descida Douro Miranda do Douro  até porto Dscf0014
Descida Douro Miranda do Douro  até porto Dscf0012
Descida Douro Miranda do Douro  até porto Dscf0013
Descida Douro Miranda do Douro  até porto Dscf0011
Descida Douro Miranda do Douro  até porto Dscf0010
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Descida Douro Miranda do Douro  até porto Empty
MensagemAssunto: Re: Descida Douro Miranda do Douro até porto   Descida Douro Miranda do Douro  até porto Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Descida Douro Miranda do Douro até porto
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Douro Rede - Porto Antigo 30/05
» Douro 27 e 28/Junho - Porto Antigo à Afurada
» Descida no Douro
» Descida do Douro em jangada - 30/31
» Porto - Fátima

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Curte a vida :: Kayak :: Canoagem de Turismo-
Ir para: