Curte a vida
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Aproveita ao máximo o teu tempo livre, não fiques em casa a engordar curte a vida
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 A fotografia e os PIXEIS!!

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
-PF-
Moderador
Moderador



Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/11/2009

A fotografia e os PIXEIS!! Empty
MensagemAssunto: A fotografia e os PIXEIS!!   A fotografia e os PIXEIS!! EmptySeg 23 Nov - 12:26

Ainda ontem, estava eu de máquina fotográfica na mão, quando me perguntaram quantos "Megaspixeis" ela tinha!

Ora é precisamente esta pergunta que me irrita quando se fala de fotografia! Porque não perguntarem-me: posso ver as tuas fotos? quais os temas na fotografia que mais te agradam?...

Com a evolução da tecnologia e do marketing, mais deste que da primeira, todos os anos podemos comprar uma máquina mais barata que no ano anterior e com mais pixéis ou "picles" ou lá como alguns lhe chamam. Ora eu não observo é a mesma agitação toda é nas fotografias que essas mesmas máquinas tiram.

Antigamente (lá está o meu saudosismo a falar) pegava-se em 24 ou 36 fotos reveladas, referentes a um fim de semana ou umas férias passadas sei lá onde, e via-se criteriosidade nas fotos, esforço na elaboração da composição, etc. Hoje como os "pixéis"e os "bytes" são baratos abre-se uma galeria virtual relativamente a um tema qualquer e o que se vê? Dezenas de fotos iguais sobre um tema, é a "criancinha" fotografada "ziliões" de vezes, em que de foto para foto, só muda a posição do braço, ou umas estão mais queimadas que as outras...

Faço aqui um apelo.
Não se preocupem se têm muitos "pixéis" na mão ou não, não façam o clic por fazer, sejam observadores, selectivos e mostrem ao mundo aquilo que os vossos olhos em determindo momento observaram. Coloquem a descoberto uma mensagem na foto se for esse o objectivo, revelem ao mundo uma beleza escondida, imortalizem um acontecimento, mas por favor não tirem a nobreza à fotografia, sendo obstinados com os gadgets e os pixéis e a quantidade em detrimento da qualidade.

Já agora, fica também aqui, a sugestão para que este sítio da internet seja um espaço dedicado à fotografia e a tudo o que lhe diz respeito (lentes, flash's, ou o que quiserem) mas sempre com o fim da foto em si e não mais um espaço em que aparecem uns "camones" com muitas opiniões deste e daquele equipamento e depois vai-se ver o portfolio deles e NADA!!!!!!!!!!!!

HA! e façam o favor de tirar muitas e boas fotos do tema que mais gostarem!

saudações fotográficas,

Pedro Forte
Abraço a todos
Ir para o topo Ir para baixo
Marco
Admin
Admin
Marco


Mensagens : 2265
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar

A fotografia e os PIXEIS!! Empty
MensagemAssunto: Re: A fotografia e os PIXEIS!!   A fotografia e os PIXEIS!! EmptyTer 24 Nov - 10:21

Falaste em duas questões pertinentes o mito dos pixéis e a selectividade das fotos.

O Mito dos Pixeis

A palavra pixel tem como origem na junção de duas palavras "PICture" e "ELement", como o próprio nome indica é o elemento básico das fotografias, funciona quase os pequenos pontos de tinta que o pintor faz num quadro.

Os famosos "megapixels" são a unidade de um milhão de pixels, e são fundamentais para se definir o tamanho máximo de impressão que se pode atingir. Esta relação tamanho de impressão/"megapixels" depende muito do detalhe que queremos na impressão, por exempolo:

Para um detalhe de 200 PPI, 6 megapixels permitem uma impressão de 38 x 25 cm.

O fotografo entusiasta amador poderá ser levado erradamente a pensar que quantos mais pixéis tiver a sua máquina melhor. Uma das coisas que temos que saber é qual a área do sensor da sua máquina, as máquinas compactas possuem um sensor pequeno enquanto que uma máquina SLR possuem sensores maiores, ou seja se tiverem o mesmo numero de megapixels o tamanho de cada pixel é diferente.

Um pixel maior capta melhor a luz enquanto que um pixel pequeno produz maior ruído.

Isto significa que é mau espremer mais pixéis numa mesma área de sensor?
Isso provavelmente causará mais ruído, mas só quando a imagem é vista no tamanho real num monitor do computador. Como é óbvio há um limite físico para o numero máximo de pixéis por área do sensor.

A fotografia e os PIXEIS!! 5457901_22GLD
Ir para o topo Ir para baixo
Marco
Admin
Admin
Marco


Mensagens : 2265
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar

A fotografia e os PIXEIS!! Empty
MensagemAssunto: Re: A fotografia e os PIXEIS!!   A fotografia e os PIXEIS!! EmptyTer 24 Nov - 10:43

Selectividade das fotos

Relativamente à selectividade acho que já disseste tudo, o digital tornou-nos mais “comodistas”, já não pensamos tanto as fotos, não verificamos qual o melhor enquadramento, qual a melhor exposição…

Uma das coisas que eu costumo fazer é ser extremamente selectivo na edição e na publicação das fotos, tento não publicar fotos sem qualidade e fotos “repetidas”.
Ir para o topo Ir para baixo
Anasus
caminheiro
caminheiro
Anasus


Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/12/2009

A fotografia e os PIXEIS!! Empty
MensagemAssunto: Resistência   A fotografia e os PIXEIS!! EmptyQua 9 Dez - 22:59

Por isso é que ainda sou resistente às mais modernas tecnologias e, com a máquina que tenho, vejo-me obrigada a revelar todas as fotografias.
Ir para o topo Ir para baixo
-PF-
Moderador
Moderador



Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/11/2009

A fotografia e os PIXEIS!! Empty
MensagemAssunto: Re: A fotografia e os PIXEIS!!   A fotografia e os PIXEIS!! EmptyQui 10 Dez - 15:50

Cara Anasus,

A fotografia analógica não é sinónimo de se estar ainda na era do paleolítico.

A quem ainda resiste ao digital mas continua a apurar os sentidos congelando a imagem de um momento irrepetível na película, os meus parabéns.

Por outro lado, sentir a foto entre os dedos, com aquela sensação de matéria e dessa forma nos afastarmos do virtual do monitor do computador, leva a momentos aprazíveis quando se pega no album que nos recorda daquela ocasião especial passada à "já não me lembro de quanto tempo"...

Cmps

-PF-
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A fotografia e os PIXEIS!! Empty
MensagemAssunto: Re: A fotografia e os PIXEIS!!   A fotografia e os PIXEIS!! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A fotografia e os PIXEIS!!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Fotografia Macro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Curte a vida :: Outras cenas :: Fotografia-
Ir para: