Curte a vida
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Aproveita ao máximo o teu tempo livre, não fiques em casa a engordar curte a vida
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 1ª Saída do Rabo de Bacalhau

Ir para baixo 
+6
hastati
csoares
Kaya
Dragon99
Carvalho
Marco
10 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
Marco
Admin
Admin
Marco


Mensagens : 2265
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyQui 14 Fev - 16:45

Face ao sucesso da 1ª saída da cabidela iremos desorganizar a 1ª Saida do Rabo de Bacalhau.

Datas: 09/10 MARÇO
Local: Rio Douro >>> Pocinho – Ferradosa – 30,5km

Esta atividade sera em regime de autonomia.

Presenças:
Mitra
Kaya - Organizador dos comes e bebes:Le Chef!
Carvalho - Organizador dos percursos
Marco - organizador da lista de nomes dos presentes Very Happy
Dragon - organizador sem pasta
Nelinho - Organizador nativo (Indígena)
Quim
JB - adjunto de Chef!!
Isabel(?)
Paula(?)
Sérgio(?)
Constância(?)


1ª Etapa – Pocinho - Freixo de Numão - 19km

- Saída do Pocinho e paragem na aldeia da Foz do Sabor aos 6km

- Saída da Foz do Sabor e chegada à Ilha das Tartarugas aos 9km, circunavegação da ilha e acostagem para almoço.

- Saída da Ilha das Tartarugas e términos da 1ª etapa em Freixo de Numão aos 19km, para degustação do bacalhau e acampamento.



2ª Etapa – Freixo de Numão – Ferradosa – 11,5km

Levantamento do acampamento

- Saída de Freixo de Numão e paragem à entrada do desfiladeiro de Arnozelo aos 5km para descansar ou comer qualquer coisita, dependendo da hora.

- Saída do desfiladeiro de Arnozelo e chegada à Ferradosa onde será dada por concluída a saída ou poderia fazer-se uma chegadinha ao lindíssimo cachão da Valeira e acrescentaríamos mais 5 a 7 km à saída.


Última edição por gadelhas em Ter 5 Mar - 19:05, editado 13 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Carvalho
Moderador
Moderador
Carvalho


Mensagens : 867
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 54
Localização : Régua

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyQui 14 Fev - 20:40

Só se o cozinheiro for o Ricardo!!!!!!! cheers cheers cheers cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyQui 14 Fev - 23:17

gadelhas escreveu:
..... e maneira de preparação de bacalhau.

Esse belo espécime da gastronomia tuga bem que merece uma... Caldeirada Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
Marco
Admin
Admin
Marco


Mensagens : 2265
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptySex 15 Fev - 9:18

Por mim seria grelhado, depois esfiado, regado com um bom azeite e acompanhado com batata a murro.
Ir para o topo Ir para baixo
Kaya
Admin
Admin
Kaya


Mensagens : 1354
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 48
Localização : Vila Nova de Famalicão

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptySáb 16 Fev - 10:26

Ahhhhh.... bacalhau e as 1001 maneiras de o cozinhar.... Cool

Apontava para o 09/10 MARÇO... mas avancem datas...

hUM... Ora bem, em termos logísticos, a sugestão do Vítor adapta-se melhor ao local (espero que desta vez seja uma VERDADEIRA autonomia), mas o Marco não deixa de ter razão!! Assim, o Magnum-Organizador-Gastronomus decreta: Bacalhau grelhado como entrada e Caldeirada de Bacalhau/peixe como prato principal! king

Ir para o topo Ir para baixo
Marco
Admin
Admin
Marco


Mensagens : 2265
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptySáb 16 Fev - 12:48

Por mim pode ser cheers cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
csoares
Explorador
Explorador
csoares


Mensagens : 248
Data de inscrição : 27/08/2011
Idade : 60
Localização : Quinta do Conde

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptySáb 16 Fev - 21:35

gadelhas escreveu:
Por mim seria grelhado, depois esfiado, regado com um bom azeite e acompanhado com batata a murro.

na minha terra essa maneira de fazer o bacalhau chama-se de "punheta" Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Marco
Admin
Admin
Marco


Mensagens : 2265
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptySáb 16 Fev - 23:41

Que tal fazer uma verdadeira autonomia no Douro?

Poderia-mos ir do Pocinho ao Tua em autonomia e fazer o resgate de comboio.

Por mim pode ser nas datas indicadas pelo Ricardo.
Ir para o topo Ir para baixo
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptySáb 16 Fev - 23:59

É uma proposta interessante Exclamation Exclamation


PS: Estive a medir no google earth +/- 42 Km, com passagem pela foz do Sabor e chegada à foz do Tua... interessante Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
Kaya
Admin
Admin
Kaya


Mensagens : 1354
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 48
Localização : Vila Nova de Famalicão

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyDom 17 Fev - 10:06

Acho muito interessante... Sempre quis ir ao Tua, mas 42 Km acho que é muito.... affraid affraid affraid Tendo em conta que isso dá cerca de 20Km/dia teríamos que entrar muito cedo na água, o que raramente acontece... o mais certo era acontecer o que aconteceu com a entrada em Barca de Alva e depois foi remar contra o vento durante longas horas.... Cool

Será que não dá para fazer esse percurso com menos Km?!?! O Douro é para apreciar e parar muitas vezes para tirar fotos... Smile Smile Smile

Ia propor o Tâmega (há uma zona navegável lá para a zona do Marco de Canaveses ou Amarante), mas depois do Douro, fiquei sem argumentos!

PS: Já sei que vão dizer que 20Km se fazem em 4H...mas há sempre qq coisa que corre mal! Se não é o vento contra é a corrente! (Como se observou nas últimas saídas)... por isso acho que não devemos facilitar....ehehehe
Ir para o topo Ir para baixo
Marco
Admin
Admin
Marco


Mensagens : 2265
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyDom 17 Fev - 12:38

A minha ideia seria fazer 30 km no primeiro dia e 12 no segundo, sendo o resgte feito de comboio no segundo dia.

Para isso teriamos que sair do Porta na sexta de noite e ir dormir ao Pocinho.

No sabado acampamos na Ferradosa, passamos a barragem da Veleira no Domingo de manhã.


Ir para o topo Ir para baixo
Kaya
Admin
Admin
Kaya


Mensagens : 1354
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 48
Localização : Vila Nova de Famalicão

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyDom 17 Fev - 12:51

gadelhas escreveu:
A minha ideia seria fazer 30 km no primeiro dia e 12 no segundo, sendo o resgte feito de comboio no segundo dia.

Para isso teriamos que sair do Porta na sexta de noite e ir dormir ao Pocinho.

No sabado acampamos na Ferradosa, passamos a barragem da Veleira no Domingo de manhã.





Isso não é muito?!?! 30Km?!?!? Lembra-te da última saída... Sad
Ir para o topo Ir para baixo
hastati
Explorador
Explorador



Mensagens : 185
Data de inscrição : 08/12/2009
Idade : 37
Localização : Vila Das Aves

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyDom 17 Fev - 13:35

vocês querem é matar o pessoal com tanto esforço físico... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Marco
Admin
Admin
Marco


Mensagens : 2265
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyDom 17 Fev - 14:52

Se entrarmos cedo na agua fazemos na boa os primeiros 30 km, nas calmas e sempre a curtir.

Mas podemos sempre encortar a distancia.
Ir para o topo Ir para baixo
nelinho
Moderador
Moderador
nelinho


Mensagens : 265
Data de inscrição : 24/11/2009

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyDom 17 Fev - 15:20

Claro, o Marco tem razão, sendo em autonomia sempre se pode acampar quando se quiser.
Ir para o topo Ir para baixo
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyDom 17 Fev - 15:41

nelinho escreveu:
sendo em autonomia sempre se pode acampar quando se quiser.

Também acho. Na minha opinião tirando situações de ventos contrários como parece que já aconteceu acho os 30 Km perfeitamente exequiveis por qualquer um ao longo de Sábado, e lá está de acordo com o bom espirito de autonomia pode-se sempre terminar o 1º dia em qualquer sitio Exclamation Exclamation
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
Marco
Admin
Admin
Marco


Mensagens : 2265
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyDom 17 Fev - 16:05

Carvalho como esta a tua agenda?
Ir para o topo Ir para baixo
Carvalho
Moderador
Moderador
Carvalho


Mensagens : 867
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 54
Localização : Régua

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyDom 17 Fev - 16:23

Ora então aqui vou eu meter um bocadinho de veneno...

Da praia do Pocinho até à foz do Tua são 44km, segundo as tabelas do IPTM.
Quando fiz com o meu filho em 2010 a autonomia do Pocinho à Régua foi os 80km em 2 dias, o 1ª dia foi Pocinho ao Tua, os 44km... Por isso fazer esta etapa em 2 dias é uma brincadeira de crianças... Twisted Evil Twisted Evil
Agora a boa noticia para os que não querem remar muito, é que nessas datas a barragem não está a fazer as esclusagens, e fazer a transposição da barragem da Valeira a salto não é viavel...
Se continuar a chover e, pela corrente que o rio leva aqui pela Régua, a garganta depois da Valeira até ao Tua não é para qualquer um... muita corrente, muita água muito remoinho, e cogumelos com fartura, um viranço alí fica complicado dar apoio...

Resumindo: O melhor é ficar pela Ferradosa, para acampar há álguns lugares pelo caminho. Transpor a barragem só se for com a Mitra desde a Ferradosa até à estação da Alegria.
Ir para o topo Ir para baixo
Carvalho
Moderador
Moderador
Carvalho


Mensagens : 867
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 54
Localização : Régua

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyDom 17 Fev - 16:26

gadelhas escreveu:
Carvalho como esta a tua agenda?


Estou a trabalhar, mas posso ver se ainda consigo esses dias... Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Kaya
Admin
Admin
Kaya


Mensagens : 1354
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 48
Localização : Vila Nova de Famalicão

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyDom 17 Fev - 18:11

Muito bem! Ouçam o Carvalho que é nativo desses territórios!!! Ok..ok... estou convencido! Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Marco
Admin
Admin
Marco


Mensagens : 2265
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyDom 17 Fev - 18:37

Kaya escreveu:
Muito bem! Ouçam o Carvalho que é nativo desses territórios!!! Ok..ok... estou convencido! Rolling Eyes

Vamos dar ouvidos ao Carvalho como demos a ultima vez que fomos para esses lados lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Kaya
Admin
Admin
Kaya


Mensagens : 1354
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 48
Localização : Vila Nova de Famalicão

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyDom 17 Fev - 19:42

Sad era a ver se passava... mas acredito sempre nos nativos!!
Ir para o topo Ir para baixo
Carvalho
Moderador
Moderador
Carvalho


Mensagens : 867
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 54
Localização : Régua

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyDom 17 Fev - 20:22

Não estou a perceber...!?

Da última vez que organizei uma autonomia remou-se 13km no 1º dia e, 26km no 2º dia e sempre depois do meio dia... não estou a perceber o comentário!!??!!?? Qual foi a dificuldade???!!! Rolling Eyes
É claro que o Douro Transmontano não é o Coura nem o Lima com corrente sempre a ajudar, por isso é que o pessoal juntamente com o kayak traz uma pagaia, é que ela serve para remar e não para ficar bonito na foto... Razz Twisted Evil

Agora se o pessoal quiser podemos fazer Pocinho-Ferradosa no 1º dia, e no 2º dia Alegria-Pinhão com o resgate de comboio. Vão ao Gluglu e tirem as medidas!!! Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Marco
Admin
Admin
Marco


Mensagens : 2265
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyDom 17 Fev - 22:50

Ora bem,

Vou puxar dos "galões" e nomear o carvalho como responsavel pelo planeamento dos percursos e o ricardo como responsavel pelo palneamento dos "comes e bebes"
Ir para o topo Ir para baixo
Kaya
Admin
Admin
Kaya


Mensagens : 1354
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 48
Localização : Vila Nova de Famalicão

1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau EmptyTer 19 Fev - 18:54

Está combinado! Marco, és o organizador da lista de nomes dos presentes! Toca a actualizar o início do tópico... Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty
MensagemAssunto: Re: 1ª Saída do Rabo de Bacalhau   1ª Saída do Rabo de Bacalhau Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
1ª Saída do Rabo de Bacalhau
Ir para o topo 
Página 1 de 7Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Bacalhau com Todos
» Saída Sábado- Minde???
» Saida de Dezembro
» Saída no Douro
» Primeira saida de 2013

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Curte a vida :: Kayak :: Canoagem de Turismo-
Ir para: