Curte a vida
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Aproveita ao máximo o teu tempo livre, não fiques em casa a engordar curte a vida
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Cávado 6 de Maio

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

Cávado 6 de Maio Empty
MensagemAssunto: Cávado 6 de Maio   Cávado 6 de Maio EmptyQui 5 maio - 0:20

Bom, sucede que vou ter a sexta-feira livre sunny daí que estou a pensar dar uma voltinha calma pelo Cávado em principio a partir de Barcelos para montante.... geek alguem por aqui que queira alinhar.... Question
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

Cávado 6 de Maio Empty
MensagemAssunto: Re: Cávado 6 de Maio   Cávado 6 de Maio EmptySáb 7 maio - 0:13

Bom o Cávado a montante de Barcelos era um pequeno mistério que era necessário desfazer, aqui vão as impressões que ficaram....


Após um exaustivo reconhecimento aéreo (gluglu earth) da área de passeio passou-se á acção.
Entrada na água do lado de Barcelinhos, tem um bom acesso para carro praticamente até junto da água, uma extensa praia fluvial ideal para a entrada/saída. Ínicio do passeio por volta das11h00 encontrando logo após uns 500mt o 1º açude que foi transposto (como aliás todos) carregando a embarcação ás costas. Este 1º açude é de fácil transposição pelo lado direito.
Após a reentrada e passados uns minutos surge a ponte ferroviária (bonita) da linha do Minho.
Entretanto atinjo o 2º açude este revelou-se logo o mais complicado de transpor, no entanto com alguma dose de halterofilismo e passa-se tambem pelo lado direito junto a uma antiga azenha.
3º açude, fácil, apenas exige força de braços mais uma vez.
4º açude tambem algo complicado de transpôr, a coisa fez-se junto tambem a uma inactivada azenha, aqui a dificuldade é mesmo colocar o kayak em cima do paredão da azenha, única forma que me pareceu praticável, após lá... easy.
5ºAÇUDE este não deu... pode ser que haja uma maneira eu não a vi (o plano inicial era mesmo ir só até este local, no entanto no decorrer da subida ponderei ir até á zona do Prado desde que possível, não deu:( Na verdade trata-se de uma mini-hidrica explorada pela EDP. Não tem acessos visiveis sequer para ver o que está do outro lado Sad e assim após cerca de 9Km terminou a 1ª metade da volta de elástico, agora restava voltar para trás aproveitando agora algum empurrão fornecido pela corrente.

Notas finais:

1- +/- 18Km
2- Não aconselho a principiantes
3- Atenção á variação de caudal causado pela mini-hidrica (eu constatei uma diferença de cerca de 25 a 30cm a mais de água num dos açudes em relação á subida e posterior descida)
4- Levem protector solar, senão... Razz
5- Fica desde já em agenda a continuação a montante a partir da zona do Prado
5- O Cávado vale a pena cheers

Fotos:
https://picasaweb.google.com/victovic/20110506Cavado?feat=directlink
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
Marco
Admin
Admin
Marco


Mensagens : 2265
Data de inscrição : 21/11/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar

Cávado 6 de Maio Empty
MensagemAssunto: Re: Cávado 6 de Maio   Cávado 6 de Maio EmptySáb 7 maio - 10:19

Muito fixe.

Pena não teres feito isso num dia decente Laughing Laughing Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Dan_
Admin
Admin
Dan_


Mensagens : 830
Data de inscrição : 22/11/2009
Idade : 37
Localização : Fundão/Aveiro

Cávado 6 de Maio Empty
MensagemAssunto: Re: Cávado 6 de Maio   Cávado 6 de Maio EmptySáb 7 maio - 11:21

Bom passeio... Que tal fazer issso só em descida até Esposende com resgate...

Vitor, qual a altura de cada degrau da escada para os peixes subirem a minihidrica? Não dá para passar por essa escada?

Em principio com várias pessoas os porteanços ficam mais simples... digo eu...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www-ponto-dan.blogspot.com/
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

Cávado 6 de Maio Empty
MensagemAssunto: Re: Cávado 6 de Maio   Cávado 6 de Maio EmptySáb 7 maio - 11:35

gadelhas escreveu:
Muito fixe.

Pena não teres feito isso num dia decente Laughing Laughing Laughing Laughing

Claro que fazer uma saída á semana não dá para todos, eu sabia isso, mas o dia estava disponível e sempre é mais fácil fugir de casa num destes dias...
Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
Dragon99
Moderador
Moderador
Dragon99


Mensagens : 559
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 50
Localização : Vila do Conde

Cávado 6 de Maio Empty
MensagemAssunto: Re: Cávado 6 de Maio   Cávado 6 de Maio EmptySáb 7 maio - 11:42

Dan_ escreveu:
Bom passeio... Que tal fazer issso só em descida até Esposende com resgate...

Vitor, qual a altura de cada degrau da escada para os peixes subirem a minihidrica? Não dá para passar por essa escada?

Em principio com várias pessoas os porteanços ficam mais simples... digo eu...



Quanto á hipótese de fazer a descida até esposende.... e porque não!!? Desde a mini-hidrica até Esposende para além dos 4 açudes que eu apanhei mas que se passam só existem mais dois que me parecem tambem "acessíveis"

Quanto á hipótese das escadinhas, não digo que não seja possível mas não me parece... Neutral preferia antes que alguem que conheça aquilo se pronuncie!

E sim passar os açudes feito a dois ou mais é claramente mais fácil Exclamation Exclamation Exclamation
Ir para o topo Ir para baixo
http://puro-deleite.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





Cávado 6 de Maio Empty
MensagemAssunto: Re: Cávado 6 de Maio   Cávado 6 de Maio Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cávado 6 de Maio
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» campismo o fds do 1/2 de Maio
» Autonomias Rio Cávado 27 e 28 de Agosto
» Subida e descida do Cávado
» Última Hora - Cávado
» Ultima atividade do ano - 28 de Dezembro - Cavado

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Curte a vida :: Kayak :: Canoagem de Turismo-
Ir para: